“Estamos investindo pouco em pessoas”, alerta Scott Blanchard na ATD 25

Speaker criticou o descaso com pessoas nas empresas: líderes que engajam “comem o atrito no café” e geram mais resultado.

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Por Fala T&D, direto da ATD 2025 | Washington, EUA 


No ATD25, Scott Blanchard trouxe um alerta contundente: “As empresas estão investindo pouco em pessoas. É um círculo vicioso”, disse ele. Ou seja, o especialista destaca a dificuldade que líderes e profissionais enfrentam para traduzir o valor da liderança em termos que os CFOs e alta direção compreendam. 

Blanchard, que desenvolve essa mensagem há mais de 26 anos – desde que um grande cliente do varejo encerrou suas atividades – compartilhou sua busca para comunicar aos “CFOs rabugentos” a importância fundamental da liderança no sucesso do negócio. Portanto, sua convicção é que líderes bem informados tomam decisões mais inteligentes, e que a falta desse entendimento pode custar caro às empresas. 

Liderança estratégica x operacional: dois lados da mesma moeda 

Além disso, Blanchard explicou que existem dois tipos de liderança: 

  • Estratégica, que foca na visão, cultura e imperativos estratégicos da organização; 
  • Operacional, que se concentra na execução, prioridades, processos e comportamentos. 

Ele chamou a liderança operacional de “eixo fundamental” da empresa. É nesse nível que os líderes precisam entender profundamente o que motiva as pessoas, especialmente sob uma perspectiva neurocientífica. 

“Quando grandes líderes estão presentes, o atrito parece desaparecer porque eles o comem no café da manhã”, disse Blanchard, reforçando que equipes engajadas e valorizadas não geram ruídos desnecessários. Por outro lado, colaboradores que não se sentem seguros ou valorizados tendem a prejudicar o desempenho organizacional. 

A chave: líderes humanos e acessíveis, segundo Scott Blanchard

Scott Blanchard marocu presença na ATD25
Scott Blanchard marocu presença na ATD25

Para Scott Blanchard, o segredo da liderança excelente está na confiança antecipada: “É importante que nossos líderes sejam acessíveis e humanos. A chave para ser um líder realmente excelente é confiar nas pessoas antes que elas conquistem sua confiança.” 

Reflexão para o contexto brasileiro 

No Brasil, onde o investimento em desenvolvimento de pessoas ainda é desigual entre setores e portes de empresa, a mensagem de Blanchard é urgente. Um estudo do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) de 2023 mostrou que apenas 38% das empresas brasileiras avaliam efetivamente o impacto da liderança no desempenho organizacional. 

A falta de alinhamento entre líderes e alta gestão sobre o valor do capital humano pode comprometer a inovação e a competitividade em mercados cada vez mais dinâmicos. Traduzir liderança em termos de valor financeiro, como Blanchard defende, é uma habilidade essencial para quem quer garantir recursos e protagonismo na organização. 

A mensagem de 2025, portanto, é a continuidade de um pensamento sólido: líderes eficazes não apenas sabem o que fazer, mas também como ajustar sua abordagem conforme a necessidade de cada pessoa e contexto. Em tempos de alta rotatividade e baixa confiança, essa habilidade é mais crítica do que nunca. 

Para pensar 

Como você comunica o impacto da liderança para sua alta direção? Sua organização reconhece e investe estrategicamente no desenvolvimento de líderes operacionais e estratégicos? Que passos você pode dar para criar essa ponte de entendimento? 

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