Cultura de aprendizagem corporativa: case CPFL no CBTD 2025

Descubra como a CPFL transformou a cultura de aprendizagem corporativa em uma estratégia de negócio com impacto em inovação e produtividade.

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Cultura de aprendizagem corporativa: como a CPFL transformou educação em estratégia de negócio

O Brasil ainda enfrenta uma base educacional frágil, alta evasão escolar e uma desconexão crescente entre as habilidades exigidas pelo mercado e o que os profissionais realmente oferecem. Diante desse cenário, surge uma pergunta relevante: como uma empresa centenária pode liderar a inovação por meio da cultura de aprendizagem corporativa?

No CBTD 2025, a CPFL apresentou um case finalista do Prêmio Destaque Gestão de Pessoas. A empresa mostrou que a educação corporativa pode — e deve — deixar de ser apenas um centro de custos. Em vez disso, ela pode se tornar um dos pilares da longevidade organizacional.

Cultura de aprendizagem corporativa case CPFL no CBTD 2025

Da obrigação à cultura de aprendizagem

Com mais de 112 anos de trajetória e um time de 17 mil colaboradores, a CPFL percebeu um ponto crucial: o que os trouxe até aqui não será suficiente para os próximos 100 anos. Afinal, o setor de energia está se transformando rapidamente — e o modo como as pessoas aprendem também.

Carol Benatti, gerente de Educação Corporativa, e Danielly, membro da Universidade Corporativa da CPFL, foram categóricas: o maior desafio é superar a crença de que aprender é apenas uma obrigação. De fato, o dado é alarmante — oito em cada dez adultos brasileiros não compreendem textos complexos. Portanto, a questão vai muito além da capacitação técnica. Trata-se de cultura, inclusão e acesso.

Transformar aprendizado em valor estratégico

Por isso, a resposta da CPFL foi clara: transformar o aprendizado em um elemento estruturante da cultura organizacional. Ou seja, não se tratava mais de apenas ofertar treinamentos. O objetivo passou a ser construir uma cultura de aprendizagem corporativa viva e presente no dia a dia.

Para isso, a empresa investiu em diversos formatos de aprendizagem. Entre eles:

  • Simuladores com realidade aumentada
  • Mentorias entre pares
  • Job rotation
  • Pílulas de conhecimento rápidas
  • Líderes como multiplicadores

Além dessas iniciativas, criaram o MMA – Meu Momento de Aprendizagem, que reserva um tempo exclusivo na rotina dos colaboradores para desenvolvimento pessoal e profissional. Com essa iniciativa, aprender deixou de ser um evento isolado. Passou a ser um hábito constante.

Ensinar a aprender: o diferencial do futuro

Mais do que apenas ensinar, a CPFL decidiu ensinar a aprender. Dessa forma, os colaboradores foram incentivados a se tornarem protagonistas do seu desenvolvimento. E isso fez toda a diferença. Ambientes com troca de conhecimento constante promovem inovação, engajamento e melhores resultados.

Por que a cultura de aprendizagem importa?

Estudos recentes apresentados durante o case reforçam essa visão. Empresas com uma cultura de aprendizagem corporativa sólida têm:

  • 92% mais chances de inovar
  • 30% mais eficácia para superar concorrentes
  • Até 50% mais produtividade

Aliás, uma das frases mais marcantes da apresentação veio de Peter Senge, autor de “A Quinta Disciplina”:

“Se você quer construir uma organização adaptável, deve investir em aprendizado contínuo e experimentação.”

Aprender como cultura, não como projeto

Portanto, a CPFL mostrou que é possível tornar o aprendizado um traço da cultura organizacional, e não apenas um projeto com data para terminar. Além disso, essa visão de longo prazo é essencial para criar ambientes mais resilientes e preparados para o futuro.

O que aprendemos com a CPFL

Na Bravend, temos acompanhado esse mesmo movimento em diversas empresas junto com a educação corporativa. Criar ecossistemas de aprendizagem personalizados, que respeitam o contexto e a maturidade dos times, é o que torna possível escalar cultura de forma consistente e com impacto real.

Por fim, o grande ensinamento do case da CPFL é: mesmo com mais de um século de história, ainda é possível aprender a aprender. E talvez esse seja o diferencial necessário para sustentar uma organização pelos próximos 100 anos.

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